O Hospital de Caridade, em Florianópolis, realizou o procedimento SpyGlass Boston, normalmente utilizado em grandes centros de saúde, em parceria com a equipe da GastroEn. Essa intervenção, conhecida como endoscopia SpyGlass, evita cirurgias invasivas e permite uma visualização mais precisa no diagnóstico de doenças biliares e pancreáticas.
A endoscopia SpyGlass Boston é considerada um exame que pode desobstruir as vias biliares e pancreáticas sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos, que geralmente apresentam mais riscos.
Um exemplo de paciente que se beneficiou desse procedimento no hospital é um idoso com grave doença cardíaca, que já havia passado por outros dois procedimentos endoscópicos. Segundo a gastroenterologista e endoscopista Carla Zanelatto Neves, um procedimento cirúrgico representaria riscos para esse paciente.
“Com essa tecnologia, oferecemos ao paciente um procedimento com muito menos chances de complicações. Ele beneficia pessoas de todas as idades, tanto jovens quanto idosos, e, além de ser menos invasivo, é mais preciso do que outras opções disponíveis”, destaca a médica.
O sistema SpyGlass traz benefícios no tratamento de pacientes com distúrbios pancreatobiliares complexos, como cálculos maiores e estenoses indeterminadas, que podem ser difíceis de remover com técnicas endoscópicas convencionais. Isso reduz a necessidade de exames e procedimentos adicionais, garantindo um tratamento mais rápido ao paciente.
O procedimento realizado no hospital teve duração de cerca de duas horas e contou com a presença de profissionais especializados em endoscopia, anestesia e com a supervisão do Gestor Médico do setor de Endoscopia do Hospital Albert Einstein, Gustavo Andrade de Paulo.
A partir de agora, o Hospital de Caridade em Florianópolis oferecerá o sistema SpyGlass em parceria com a equipe da GastroEn.
“A contribuição do Hospital de Caridade para os serviços médicos na capital catarinense é significativa. A combinação da inovação desse procedimento com a tradição da instituição nos deixa muito satisfeitos. É uma honra para nossas equipes receberem um equipamento com sistema avançado em endoscopia, proporcionando melhores condições de tratamento aos pacientes. Isso reflete nosso incessante compromisso em buscar o melhor atendimento à sociedade catarinense e oferecer serviços cada vez mais inovadores à população”, conclui o Diretor-Presidente do Hospital Baía Sul e Hospital de Caridade, Dr. Sérgio Brincas.