O mês de setembro chega com um importante alerta da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG): a campanha Setembro Rubi, dedicada à conscientização sobre o câncer de estômago. Com o lema “Prevenir é viver mais e melhor”, a iniciativa busca informar profissionais de saúde e a população sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença que ainda apresenta altos índices de mortalidade no Brasil e no mundo.
A GastroEn Florianópolis apoia esta campanha da FBG e reforça seu compromisso em oferecer informação, prevenção e exames especializados para proteger a saúde digestiva da população catarinense.
Por que falar em câncer de estômago?
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados mais de 20 mil novos casos de câncer gástrico por ano no Brasil. Mundialmente, esse tipo de câncer está entre os mais letais, responsável por aproximadamente 700 mil mortes anuais.
Um dos grandes desafios está no fato de que os sintomas iniciais podem ser discretos e facilmente confundidos com problemas digestivos comuns, como:
Por isso, investir na prevenção e detecção precoce é fundamental.
O papel da bactéria Helicobacter pylori
A H. pylori é uma bactéria que se instala na mucosa do estômago e está presente em grande parte da população mundial. Muitas vezes, a infecção não causa sintomas, mas pode provocar gastrite, úlceras e, em casos crônicos, aumentar significativamente o risco de desenvolver câncer de estômago.
A boa notícia é que a infecção pode ser diagnosticada e tratada. Exames como a endoscopia digestiva alta, com biópsia, são fundamentais para identificar a presença da bactéria e definir o tratamento adequado com antibióticos.
O papel dos exames preventivos
A prevenção do câncer de estômago inicia com hábitos saudáveis, manter uma alimentação equilibrada, reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, evitar cigarro e álcool, mas também não podemos esquecer que é através dos exames preventivos que conseguimos identificar alterações em estágio inicial.
Endoscopia digestiva alta: o exame que salva vidas
A endoscopia digestiva alta é o principal exame para avaliação do estômago. Com ela, é possível:
A recomendação do exame deve ser individualizada, levando em conta histórico familiar, idade, sintomas persistentes e fatores de risco.
Quem deve se preocupar mais com a prevenção?
A mensagem do Setembro Rubi
A campanha da FBG reforça que prevenir é viver mais e melhor. Consultar um gastroenterologista regularmente e realizar os exames indicados são atitudes que podem fazer toda a diferença para um diagnóstico precoce e para a preservação da qualidade de vida.
A GastroEn Florianópolis, como apoiadora do Setembro Rubi, incentiva a população a cuidar da saúde digestiva e está preparada para oferecer acompanhamento especializado e exames endoscópicos com segurança e qualidade.
Agende sua consulta e faça seus exames preventivos. Sua saúde não pode esperar!